Luva goleiro: saiba o que levar em consideração ao comprar uma
Descubra como escolher uma luva de futebol para goleiro de maneira simples.
A luva goleiro é um dos equipamentos de futebol que acompanhou a evolução da modalidade, enquanto nos primórdios não se tratava de uma solução, os primeiros modelos, utilizados a partir de 1920 eram confeccionados em lã, mas só se tornou popular nos em 1940.
O modelo que conhecemos atualmente, confeccionado em couro e látex, só virou unanimidade nos anos 1970, até então, havia goleiros que preferiam defender com as mãos nuas.
Se você está em busca de uma luva de goleiro que proporcione maior segurança e conforto para defender o seu gol, confira abaixo algumas dicas do que considerar na hora de escolher o modelo:
Se atente ao tamanho
Até mesmo uma luva de goleiro infantil possui uma numeração para definir o tamanho das mãos, assim como ocorre com as chuteiras para os pés. Neste caso, a dica é optar sempre por um número maior, facilitando a mobilidade dos dedos e assegurando um conforto maior.
Defina a modalidade
Como a bola difere nas mais distintas modalidades de futebol, as luvas também são diferentes, assegurando uma aderência e resistência maior. Ou seja, defina se o equipamento será utilizado para o futebol de campo, futsal, society ou até mesmo para areia.
Escola o corte da luva de goleiro
Existem quatro modelos de corte de luva goleiro, cada um com a sua distinção, definidos da seguinte maneira:
- Flat – Modelo confeccionado em látex com a palma reta, fixas em um tecido que envolve a lateral dos dedos;
- Rollfinger – Luva totalmente confeccionada em látex, incluindo a lateral dos dedos, assegurando um amortecimento maior;
- Negativo – Com costuras internas e sem a presença de látex na ponta dos dedos, o modelo é mais leve e deixa as mãos mais expostas;
- Híbrido – Já o modelo híbrido costuma misturar aspecto de dois cortes em um único equipamento, assegurando mais possibilidades.
Atenção com as palmas
Outro ponto de distinção na hora de escolher as luvas de goleiro são as palmas, que assim como os cortes, existem algumas variações, definidas do seguinte modo:
- Soft – Confeccionado em látex, o modelo mais macio assegura uma boa aderência com a bola e maior durabilidade, no entanto, devem ser umedecidas durante a partida;
- Wet – Modelo indicado especialmente para os dias chuvosos devido ao seu material impermeável entre os dedos e também no dorso da mão;
- Training – Um misto de látex natural e sintético, o modelo é mais durável e indicado para os treinamentos e campos de terra;
- Duo – Esse modelo conta com um látex também na parte interna da luva, assegurando uma aderência maior para quem produz mais suor nessa região.
Por fim, basta seguir as instruções de lavagem do fabricante para higienizar as suas luvas após o uso, assegurando uma durabilidade maior do seu equipamento.
Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher uma luva de futebol, confira a seção de equipamentos para goleiro da Lojão dos Esportes, uma referência em artigos esportivos com a experiência de quem está a mais de 30 anos atuando neste mercado.