4 exercícios com cone de plástico
Utilize o cone de plástico para criar um treino de agilidade e cardio.
Atualmente os treinos funcionais, ou seja, um modelo de treino focado em desenvolver as capacidades do corpo para performar melhor em diversas funcionalidades diárias, como correr, puxar, agachar, saltar, levantar e arremessar, estão ganhando cada vez mais adeptos devido a sua praticidade e simples execução.
Uma das principais vantagens dos treinamentos funcionais é a possibilidade de contar com aparelhos muito mais simples, como o cone de plástico. Se você tem interesse em criar um programa de treino utilizando os cones, mas não sabe por onde começar, elencamos abaixo alguns exemplos, confira:
Vai 2 volta 1
Enfilere um grupo de cones no chão, 5 ou 6 já bastam, com um intervalo de aproximadamente um metro e meio entre as peças. O exercício consiste em correr o intervalo de dois cones, então parar e voltar o intervalo de um cone, correndo de costas.
Essa dinâmica trabalha o desenvolvimento de velocidade em um curto espaço, conhecido como arranque, frenagem programada e a mudança de direção no deslocamento de costas.
Deslocamento lateral com toques
Posicione dois cones com a distância aproximada de metros de distância. Em uma posição de semiagachamento, com os joelhos e tronco levemente flexionado, realize o deslocamento lateral, correndo com o corpo posicionado lateralmente sem cruzar as pernas, e ao chegar no cone, realize o toque na peça, então se desloque para o outro lado e execute o mesmo movimento.
Esse exercício trabalha o deslocamento lateral, com aceleração e frenagem, além do agachamento lateral, trabalhando bastante os membros inferiores e abdome.
Deslocamento lateral em zig-zag
Repetindo o posicionamento do primeiro exercício, ou seja, enfiando um grupo de cones no chão, 5 ou 6, com um intervalo de aproximadamente um metro e meio entre as peças.
Realize o deslocamento lateral, mantendo a base semiflexionada, mas com uma progressão para frente, realizando o movimento de zig-zag entre os intervalos dos cones, e ao final do percurso volte em um deslocamento de costas.
O exercício trabalha as mudanças de direções no deslocamento lateral, mantém a posição por um período mais prolongado e trabalha o deslocamento de costas por uma distância mais longa.
Deslocamento em quadrado
Posicione os 4 cones em distância de aproximadamente 3 metros formando um quadrado. Em seguida inicie o deslocamento lateral entre os cones que formam a base do quadrado, corra para o outro cone posicionado na diagonal, faça o deslocamento lateral na base superior, e corra na diagonal de costas para chegar ao último cone.
Este exercício une todos os conceitos trabalhados nas dinâmicas anteriores e ainda cria um desafio extra para a coordenação motora.
A grande vantagem dos cones é a facilidade de executar os exercícios acima em qualquer lugar que seja plano e um pouco mais amplo, desde a sala da sua casa, afastando os móveis, em uma quadra, no quintal, em uma praça ou a onde desejar.
Agora que você já conhece alguns exercícios para realizar utilizado cones e discos, confira as ofertas disponíveis na Lojão dos Esportes, a sua referência quando se trata de loja de artigos esportivos que conta com uma série de soluções que vão além do cone de plástico, por isso, confira as demais seções do site.