3 exercícios para fazer com um disco de treino

3 exercícios para fazer com um disco de treino

Utilize o disco de treino para criar uma rotina de treinamentos funcionais.

Semelhante ao cone de plástico, o disco de treino oferece uma marcação mais baixa e estável, não se deslocando ou caindo devido a incidência de corrente de vento, mínimo toque ou qualquer outro deslocamento de vento, por isso são amplamente utilizados para criar uma rotina de treinamento funcional.

Agachar, empurrar, correr, saltar e até mesmo arremessar são atividades que desenvolvemos na nossa rotina diária nas mais diversas funções, e o treinamento funcional aprimora o corpo se valendo da simulação dessas atividades, criando uma prática mais dinâmica e aplicada.

Ao utilizar o disco de treino você pode desenvolver série de treinamentos funcionais em qualquer espaço mais amplo, seja na sala da sua casa, apenas afastando alguns móveis, no quintal, em uma quadra, na garagem ou até mesmo ao ar livre, em uma praça.

Se você deseja introduzir a rotina de treinamento funcional utilizado o disco de treino, mas não sabe por quais exercícios iniciar, separamos alguns exemplos abaixo, confira:

Progressão vai dois volta um

Posicionando o seu disco de treino enfileirado com aproximadamente um metro e meio da próxima peça, utilizando cinco discos, você cria um circuito de marcação simples em linha reta.

O exercício consiste em correr a distância de dois discos, então parar e retornar de costas a distância de um e, em seguida, progredir por mais dois obstáculos.

Com essa rotina, você treina o seu deslocamento correndo, principalmente o arranque inicial, mas também a frenagem e mudança de direção.

Progressão lateral em zig-zag

Mantendo o mesmo circuito do exercício anterior, ou seja, discos posicionados de maneira enfileirada com uma distância de aproximadamente um metro e meio entre as peças, somando 5 obstáculos.

Como os joelhos levemente flexionados e troco um pouco mais curvado para garantir o equilíbrio, progrida realizando o movimento de zig-zag lateralmente entre os discos, e voltando de costas ao final do circuito.

Esse exercício trabalha na mudança constante de direção, ampliando os ângulos de deslocamento e a repetições de frenagens.

Progressão em quadrado

Para criar esse circuito posicione quatro discos com a distância de aproximadamente três metros de maneira que formem um quadrado, com os discos demarcando as suas extremidades.

Posicionado em um disco, realize o deslocamento lateral mantendo o tronco e joelhos semiflexionados até o disco que está ao seu lado, então corra de frente para o disco posicionado na diagonal, se desloque lateralmente para o outro lado para chegar ao próximo disco, e então corra de costas na diagonal para voltar ao início.

Esse circuito permite trabalhar todos os conteúdos anteriores de deslocamento de frente, costas e lateral, além dos diversos ângulos de frenagem, o que cria um desenvolvimento melhor da coordenação motora.

Agora que você conta com algumas dicas de exercícios, confira a seção de cones e discos disponíveis na Lojão dos Esportes, que ainda conta com uma série de ofertas que vão além de um disco ou cone de plástico, por isso, visite as demais seções do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *