4 erros ao levantar halteres

4 erros ao levantar halteres

O levantamento de peso é um dos exercícios mais procurados na hora de tonificar os músculos, ganhar massa muscular e deixar o corpo definido. Dentro dessa modalidade existe o levantamento de halteres de vários tipos (anilhas, sextavada, de piscina e em cordas) e de vários pesos. Se você busca essa opção de exercício, é importante que você saiba como fazer direito para evitar lesões. Para te ajudar, aqui vão algumas dicas do que NÃO fazer ao levantar halteres:

Pular o aquecimento

Parece simples e, talvez por isso, muitos pulem essa parte por achar desnecessário e pouco importante. Mas talvez o que você não saiba é que, ao pular essa etapa, você pode estar correndo um grande risco de se machucar seriamente durante a prática do levantamento de peso.

Quando não estamos nos exercitando, é normal que os músculos entrem em repouso, ou seja, eles “esfriam”. Ao pular o aquecimento e forçá-los de repente, você pode causar uma espécie de choque, um estresse maior aos músculos, o que pode ocasionar lesões. Então, antes de colocá-los para trabalhar, acorde-os aos poucos com exercícios dinâmicos, ou seja, se mexendo. Polichinelos são uma boa.

Tentar mais do que consegue

É chato quando alguém diz que você não consegue algo, mas aqui é importante que você leve isso a sério: não levante mais peso do que consegue. É tentador ver todos aqueles equipamentos de academia, mas você tem que ir aos poucos, nada de querer levantar cem quilos logo no primeiro dia. Deixe seu corpo e seus músculos se acostumarem.

Aumentar a carga logo de cara não vai trazer resultados mais rápidos e você pode provocar lesões graves no seu corpo, como rompimentos musculares. O ideal é que você consiga completar as repetições sem precisar de ajuda. Quando perceber que seus músculos estão adaptados àquele peso, aumente gradativamente.

Deixar os pulsos moles

É comum que, depois de várias repetições,  fiquemos desatentos à postura do nosso corpo e, principalmente, dos nossos pulsos. O peso dos halteres pode fazer com que flexionemos muito nossos pulsos e isso não é bom.

Ao levantar peso, é necessário que nosso corpo esteja bem “encaixado”, tanto na postura (com costas retas e abdômen firme) como ao longo do braço. Ou seja, é preciso se atentar para que nossos pulsos estejam rígidos e retos para suportar o peso dos halteres e o movimento repetitivo de sobe e desce, evitando, dessa maneira, torções, luxações e coisas do tipo.

Existem vários tipos de exercícios com halteres, com várias posições de braço, mas, em todos eles, é necessário que o pulso esteja bem firme.

Respirar errado

Outra coisa que parece simples, mas não é. Quando seu treinador diz que é necessário se concentrar na inspiração e na expiração, ele não está falando por falar. Saber o jeito certo de respirar em um exercício não só nos ajuda a não cansar tão rápido e evita as famosas fisgadas na lateral do abdômen, como também oxigena os músculos e os ajuda com a movimentação.

Expire no levantamento do peso e expire profundamente ao voltar à posição inicial. Cuidado para não confundir a ordem. 

Levantar peso é uma ótima forma de exercício para melhorar a força física e manter o corpo definido e você pode dar continuidade aos treinos em casa, para não desacostumar. Siga essas dicas, evite problemas e comece agora o seu treino. A Lojão dos Esportes  tem vários tipos de pesos de academia para você escolher.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *