É possível treinar crossfit em casa?
Confira como adaptar o treinamento que é a sensação do momento para uma rotina doméstica.
Desenvolvido pelo ex-ginasta norte-americano Greg Glassman, o CrossFit é um sistema de alto rendimento físico que mescla um pouco de treinamento funcional, calistenia, exercícios com peso e condicionamento aeróbico.
Ou seja, ainda que a prática seja famosa pelo uso de halteres, barras e kettlebells, em um ambiente muito específico, conhecido como box de crossfit, a quarentena para mitigar o avanço da pandemia fez com que alguns treinamos fosse desenvolvido e adaptados para a prática doméstica.
Por tanto, mesmo que você não disponha de um equipamento crossfit, é possível focar nas práticas mais voltadas para treinamentos funcionais e de calistenia para criar uma rotina na sua casa.
De maneira geral, os treinos de crossfit são divididos em três etapas, sendo as seguintes:
- Aquecimento – Rotina onde é necessário utilizar apenas o peso do corpo para a prática dos exercícios;
- Técnica – Onde o foca da atividade é voltada para a execução dos movimentos da maneira correta;
- Workout of the day (WOD) – Quando a carga é acrescentada nos movimentos para que a força seja trabalhada.
Com isso, é possível focar a adaptação do crossfit para uma rotina doméstica apenas na última etapa, ou seja, no WOD, mas o restante, se mantém muito próximo das atividades realizadas no box.
No entanto, essa adaptação estabelece uma rotina mais apropriada para o condicionamento físico e até mesmo o emagrecimento, mantendo o indivíduo em atividade, mas a rotina fica carente no que se refere ao ganho de massa muscular.
Por isso, se por algum motivo você já é adepto do crossfit e deseja criar uma rotina para a sua casa, a falta de um ou outro equipamento de academia implica na redução de massa muscular.
Porém, a falta de cargas expressivas também reduz as ocorrências de lesões, ainda assim, o acompanhamento de um profissional para a correção da postura, ajuste da frequência e observações gerais é pertinente, mesmo que essa instrução seja realizada a distância.
Um dica interessante para quem deseja iniciar em uma rotina de treinamentos intensos como o crossfit mas não está disposto a se matricular em um box ou tão pouco investir em grande equipamentos, é focar em uma rotina de treino funcional, caso a intenção seja fortalecer o condicionamento físico, ou até mesmo de calistenia, se a intenção for buscar uma definição física/ maior somada a algum ganho de massa muscular.
Ainda assim, seja qual for as condições de foco no treino, seja para crossfit, treinamento funcional ou calistenia, é importante buscar por uma orientação de treino, tanto para progressão de exercícios, correção de postura e orientações gerais, mas, principalmente, para alinhar as expectativas com uma possibilidade mais realista.
Agora que você já sabe que é possível adaptar o crossfit para treinar em casa, sem a necessidade de algum grande equipamento de academia, confira as ofertas disponíveis na Lojão dos Esportes que vão facilitar a sua rotina, desde uma munhequeira crossfit até itens mais básicos de treinamento funcional.