Lojão dos Esportes: 6 exercícios para fazer com bola de pilates
Confira como integrar a bola de pilates a sua rotina de exercícios com alguns exemplos.
Quando se trata de equipamento de academia, ainda que existam uma série de aparelhos tecnológicos, entre os que são utilizados para o treinamento funcional, a bola de pilates sempre chama muita atenção.
Ainda assim, a bola de pilates não se trata de um equipamento que todas as pessoas estejam habituadas a utilizar. Por isso, caso tenha interesse em adicionar a bola de pilates a sua rotina de atividades, confira abaixo alguns exercícios para se realizar com o equipamento:
Abdominal
O tradicional abdominal trabalha mais músculos quando realizado com as costas apoiadas em uma bola de pilates, isso porque, além do movimento de contrair o abdômen, também é necessário recrutar outros grupos musculares para assegurar a estabilidade durante a atividade, proporcionando uma atividade isométrica.
Flexão de braços
Assim como o abdominal, a flexão é outro exercício tradicional que ganha funções isométricas utilizando a bola de pilates. Neste movimento, ao apoiar as penas na bola, além da necessidade de garantir a estabilidade, como a superfície do chão fica mais distante, o trabalho de costas, peito, braço e ombros é ainda maior.
Flexão lombar
Um dos momentos mais comuns quando a bola de pilates é empregada no treinamento funcional, o exercício consiste em apoiar o abdome no equipamento, posicionar as mãos atrás da cabeça, e então contrair os músculos das costas, em especial da lombar, trabalhando também a região do tórax e demais grupos musculares para garantir a estabilidade.
Agachamento
Ao utilizar a bola de pilates em contato com as costas e a parede para realizar o agachamento reduz a carga da coluna, assegurando um movimento correto com mais facilidade e ainda proporcionando mais estabilidade, aplicando a força para o recrutamento correto dos músculos das pernas e glúteo.
Fortalecimento de pernas
Um exercício isométrico que consiste em colocar a bola de pilates embaixo dos pés enquanto você permanece deitado com as costas voltadas para o chão, elevando o corpo e pressionando os calcanhares. Por se tratar de um exercício isométrico, a recomendação é sustentar a posição por 20 ou 30 segundo em repetições de séries.
Elevação de pernas
O movimento de elevação de pernas trabalha não só as pernas, mas, principalmente, a região do abdome. Para realizar o exercício, com as costas no chão, posicione a bola de pilates entre as pernas esticadas, e realize a elevação até formar um ângulo de 90° em relação ao tronco.
Além dos exemplos de exercícios listados acima, ainda existem diversas outras possibilidades, no entanto, esses são os movimentos mais básicos, destinados aos iniciantes que ainda não estão familiarizados com a bola de pilates.
Agora que você dispõe de algumas dicas de exercícios para realizar utilizar bola de pilates, confira as ofertas disponíveis na Lojão dos Esportes, uma referência nacional quando se trata de loja de artigos esportivos, que dispõe de uma série de soluções em equipamento de academia voltado para treinamento funcional, por isso, confira todas as seções do site.