Treino funcional: principais equipamentos para iniciar a prática

Treino funcional: principais equipamentos para iniciar a prática

Dinâmicos e super eficazes, os treinamentos funcionais se tornaram uma das práticas de exercício favoritas entre aqueles que sabem da importância de cuidar da saúde e do corpo. 

Utilizando como base movimentos naturais do corpo, como agachar, correr e saltar, o treino funcional busca tornar seus exercícios mais atrativos para aqueles que não se adaptam as modalidade de exercício mais comum nas academias, a musculação. 

Com equipamentos e aparelhos muitas vezes bem diferentes dos utilizados na musculação comum, e um formato mais rápido e intenso, o treino funcional explora diversos movimentos e séries, e seus benefícios para a saúde são inúmeros. 

Com maior complexidade e variedade de movimentos, o treino funcional atinge muitas capacidades físicas tendo benefícios que vão além de tonificar músculos e perder peso. 

O fortalecimento muscular proporcionado pelo treinamento funcional atinge muito mais do que os habituais braços e pernas, fazendo com que seu corpo esteja preparado para todo tipo de movimento. 

O fortalecimento dos músculos da coluna e a necessidade de mantê-la no lugar para uma realização segura dos movimentos contribuem para uma melhoria na postura, a intensidade dos exercícios tem um papel importante para a melhora do sistema cardiorespiratório. 

O treino funcional não tem contra indicações, mas como qualquer exercício físico ele deve ser adaptado aos limites e necessidades do seu corpo. Como os movimentos funcionais são variados, é fácil fazer um circuito ou séries que se adaptam corretamente ao seus objetivos, e as intensidades também variam, podendo ser mais leves ou mais intensa como nos casos dos crosstraining ou crossfit que nada mais é que um treino funcional de alta intensidade, e o equipamento crossfit é geralmente o mesmo que o do treino funcional tradicional. 

Assim como qualquer exercício, você vai precisar de alguns equipamentos para iniciar sua rotina de treinos funcionais, como: 

Kettlebells

Os kettlebells são aqueles pesos de ferro em formato circular que possuem uma espécie de alça muito popular nas academias de crossfit. 

Cordas

As cordas também são bastante comuns nos treinos funcionais, tanto as individuais como as maiores para exercícios de fortalecimento dos braços.

Argolas

As argolas são muito utilizadas nos exercícios de agilidade e em circuitos funcionais, são equipamentos simples e bem fáceis de se transportar.

Cones de treinamento

Também utilizados em muitos dos exercícios incluídos nos circuitos funcionais, os cones de treinamento delimitam espaços utilizados para exercícios de coordenação motora e agilidade.

Anilhas e halteres

Para os exercícios de força e tonificação muscular, as anilhas e os halteres serão essenciais.

Equipamentos de proteção

Como o treino funcional é bastante intenso, é muito importante pensar na segurança. Existem alguns equipamentos que são indispensáveis para evitar lesões, principalmente nos exercícios que colocam pressão nos joelhos e na palma das mãos. 

Por isso, as joelheiras e munhequeiras são indispensáveis. A munhequeira crossfit é feita justamente para proteger a palma da mão e garantir mais estabilidade ao levantar pesos e segurar as cordas. 

Sabendo dos benefícios e do que é necessário para começar, faça seu plano de treinos e comece já nessa modalidade tão completa, e para adquirir os melhores equipamentos acesse o site do Lojão dos Esportes e confira as ofertas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *