Tudo que você precisa saber sobre o jogo de xadrez
Além de ser classificado como um jogo de tabuleiro de estratégia, o xadrez também é considerado uma arte, ciência e esporte da mente.
Devido a sua história tão antiga, é difícil definir uma origem para a modalidade, com jogos apontados como precursores presente em civilizações antigas, como na dinastia chinesa, no antigo Egito ou ainda na Índia, em meados do século VI.
Peças do Xadrez
Durante uma partida, dois jogadores recorrem a um tabuleiro de xadrez profissional para mover peças em ações que simulam a disputa de exércitos em campos de batalhas, se valendo das seguintes peças:
- Peão – peça que se movimenta apenas uma casa para frente;
- Torre – peça que se movimenta em colunas e fileiras;
- Cavalo – peça que se movimenta em “L” combinando duas casas para frente ou para trás e três para esquerda ou direita;
- Bispo – peça que se movimenta na diagonal, nunca alterando a cor das casas;
- Rainha – peça que se movimenta em colunas, fileiras e também na diagonal;
- Rei – peça que se movimenta em colunas, fileiras e também na diagonal, mas apenas uma casa por jogada.
Xeque e xeque-mate
O objetivo do xadrez é mover as peças de maneira alternada entre os jogadores até que o rei seja capturado, onde se definem as posições conhecidas como xeque e xeque-mate.
O xeque é quando o rei está em uma posição de perigo e pode ser capturado na próxima rodada, por isso, o jogador deve movimentá-lo, ou criar uma jogada com outra peça para promover a sua devida proteção.
Já o xeque-mate ocorre quando o rei está encurralado, e não há movimentos possíveis a serem realizados para salvar a peça e, consequentemente, o jogo.
Neste caso, é comum que o jogador tombe o rei no tabuleiro em um sinal de desistência, tendo em visto que não há recursos possíveis para a vitória.
Regras especiais
Além das regras básicas, disponíveis em qualquer manual de xadrez, é importante se atentar às situações específicas, onde são aplicadas três regras especiais, sendo elas as seguintes:
- Roque – Essa jogada simula o retorno do rei ao castelo durante um ataque, onde essa peça se move duas casas para um dos lados, e a torre salta o rei e para ao seu lado.
No entanto, o movimento só é possível se o jogador não moveu ainda o rei ou a torre na partida, não há mais peças entre o rei e a torre, o rei não pode estar em xeque e não há ataque adversário nas casas entre o rei e a casa que ele irá ocupar;
- Promoção do peão – Quando o peão alcança a casa mais distante a sua fileira inicial, ele é promovido a qualquer peça de valor superior, independente da quantia destas peças presente no tabuleiro;
- En passant – Por fim, o famigerado en passant, que ocorre quando os peões capturam outros se valendo de três condições:
a – O peão realizará a captura com três fileiras de distância de onde iniciou a partida;
b – Quando o peão adversário avança duas casa no lance inicial e se posiciona ao lado de peão que realizará a captura;
c- Só pode ocorrer no lance logo após o peão que será capturado ser movimentado.
Agora que você já sabe tudo que é necessário sobre o xadrez, confira as ofertas disponíveis na Lojão dos Esportes, uma referência quando se trata de loja de artigos esportivos.
Com mais de três décadas de existência, exercendo as suas atividades na Rua 25 de Março em São Paulo, um dos maiores centros de compras de toda América Latina.
Além das ofertas em tabuleiro de xadrez profissional, a Lojão dos Esportes conta com medalhas e troféus, acessórios e equipamentos e todos os itens necessários às mais diversas modalidades esportivas, por isso, visite também as demais seções da loja antes de finalizar o seu pedido.